A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) fechou parceria com a Faculdade Unigran para oferecimento de ensino superior aos internos em regime fechado da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí – distante 361 quilômetros de Campo Grande. O Termo de Cooperação Mútua foi assinado neste mês e já conta com 15 internos matriculados.
As aulas são oferecidas na modalidade à distância e para desenvolvimento das atividades uma sala de informática foi equipada com computadores, através da parceria, onde os internos acessam os materiais necessários, com supervisão de servidores. Além disso, é fornecido descontos de até 35% nas mensalidades para cursos de Graduação, Pós-graduação e cursos livres para os internos.
Presente na assinatura, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, parabenizou a universidade e a equipe de servidores penitenciários que buscaram firmar esta parceria que beneficia diretamente os custodiados. “A educação e a busca constante pelo conhecimento se tornam ferramentas eficientes para a formação do indivíduo e dentro do sistema prisional contribuem na transformação de hábitos”, enfatizou.
Em Mato Grosso do Sul, o oferecimento de ensino superior, pelo sistema de educação à distância, é realidade em cinco estabelecimentos prisionais da agência penitenciária.
Dentre os cursos desenvolvidos em Naviraí estão Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Marketing e Serviço Social.
Além da certificação, os participantes recebem remição de pena, conforme estabelece a Lei de Execução Penal.
De acordo com a chefe da Divisão de Assistência Educacional da Agepen, Rita de Cássia Argolo Fonseca, atualmente 50 reeducandos estão cursando o ensino superior em unidades penais do estado.