Outubro começa com chuva, trovões e alerta de tempestade em Mato Grosso do Sul

Chuva trouxe alívio após dias de calor intenso, na Capital - Foto: Nilson Figueiredo
Chuva trouxe alívio após dias de calor intenso, na Capital - Foto: Nilson Figueiredo

O mês de outubro começou chuvoso em Mato Grosso do Sul. Logo nas primeiras horas desta quarta-feira (1º), Campo Grande registrou pancadas de chuva acompanhadas de trovões e rajadas de vento, cenário que pode se intensificar ao longo do dia, segundo alerta emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão aponta para ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Na Capital, a chuva já foi registrada em diferentes bairros, como Jardim Imá, Jardim Paulista, São Bento, Jardim dos Estados e Tiradentes. O alerta de instabilidade também se estende para outras áreas do Estado, especialmente nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul. Em Maracaju, por exemplo, as pistas amanheceram molhadas e com baixa visibilidade para motoristas.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as instabilidades são resultado da combinação de áreas de baixa pressão atmosférica com o transporte de ar quente e úmido. Esse fenômeno favorece a formação de chuvas que podem variar de fracas a moderadas, mas em pontos isolados há risco de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento mais intensas.

Apesar da chuva, as temperaturas permanecem elevadas em grande parte do Estado. Campo Grande registra mínima de 24°C e máxima de 32°C. Em Corumbá, os termômetros variam de 26°C a 33°C, e em Aquidauana de 25°C a 33°C.

Coxim apresenta uma das maiores amplitudes térmicas do dia, com mínima de 24°C e máxima de 39°C. Em Três Lagoas, a máxima chega a 38°C, e em Paranaíba o calor também será intenso, variando entre 25°C e 37°C. Já Dourados registra temperaturas mais amenas, de 21°C a 28°C, enquanto Ponta Porã e Iguatemi não ultrapassam 25°C e 26°C, respectivamente.

Outras cidades também seguem com clima quente. Anaurilândia deve marcar entre 23°C e 33°C e Camapuã entre 23°C e 36°C.

Volumes de chuva

Os dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste mostram que Dourados acumulou 8,3 mm de chuva nesta quarta-feira (1º), enquanto Rio Brilhante registrou 10,9 mm. Apesar dos avisos de temporal, ainda não há registros de estragos.

Em Ivinhema, a instabilidade veio acompanhada de ventos que atingiram 31,7 km/h, considerados intensos, além de um acumulado de 8,4 mm de chuva nas últimas horas. Já em Bela Vista, Maracaju e Ponta Porã, os volumes foram mais baixos, variando de 0,2 a 0,4 mm.

Na Capital, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) registrou diferenças nos pluviômetros: a UPA do bairro Aparecida Gonçalves marcou 7 mm em seis horas, enquanto na Vila Santa Luzia o acumulado foi de 6,4 mm. Em Três Lagoas, os índices ficaram entre 0,4 e 2,4 mm.

As próximas horas exigem atenção da população, especialmente em Campo Grande. O alerta do Inmet destaca a possibilidade de raios, ventos fortes e pancadas intensas de chuva. A orientação é evitar áreas abertas durante descargas elétricas, manter distância de árvores e não se abrigar em locais inseguros.

Outubro começa mostrando que a primavera em Mato Grosso do Sul será marcada por calor intenso, mas também por chuvas rápidas e fortes, que podem trazer alívio, mas exigem cautela.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

 

Leia mais

Quarta-feira tem chegada de frente fria com temepraturas amenas no sul de MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *