Operação Alquimia fiscaliza locais suspeitos de fabricar bebidas alcoólicas com metanol em MS

Foto: Divulgação/PRF
Foto: Divulgação/PRF

Operação Alquimia investiga estabelecimentos suspeitos de realizar a fabricação de bebidas clandestinas e usinas ilegais de bebidas alcoólicas. As ações se concentram nos municípios de Campo Grande, Dourados e Caarapó, com o objetivo de rastrear a origem de substâncias utilizadas na produção irregular de bebidas. A Operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (16).

A operação é conduzida por equipes da Polícia Federal, Receita Federal, ANP (Agência Nacional do Petróleo) e do (Mapa Ministério da Agricultura e Pecuária).

As investigações apuram um esquema de falsificação de bebidas utilizando metanol, substância extremamente tóxica que já causou mortes e intoxicações em diferentes estados brasileiros. O principal objetivo é identificar a rota do metanol e verificar se há conexão entre os materiais apreendidos nesta fase da operação e amostras já analisadas por órgãos oficiais. Em Mato Grosso do Sul, quatro casos estadão sendo investigados.

Durante a ação, estão sendo coletadas amostras em 24 empresas, entre elas distribuidoras de metanol, importadoras e companhias do setor sucroalcooleiro. O material será encaminhado ao INC (Instituto Nacional de Criminalística), em Brasília, onde será cruzado com laudos anteriores para traçar o percurso do produto ilegal.

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *