Novo caso suspeito da varíola do macaco é investigado no MS

fábio Brito

O secretário Fábio Brito afirma que não é necessário pânico e confirma controle

 

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Brito falou nesta tarde (7), com a reportagem do portal O ESTADO ONLINE a respeito do quarto caso suspeito da varíola do macaco no MS.

Foto: Marcos Maluf
Está sendo investigado o quarto caso suspeito da varíola do macaco em um rapaz de 41 anos, que segundo Brito se apresentou voluntariamente no hospital Universitário, veio de São Paulo e está sendo monitorado.
Fábio Brito explicou que a transmissão acontece através do contato e ainda frisou que o macaco é simplesmente um hospedeiro da doença.
“Cada caso está sendo monitorado e não há motivo para pânico. É contraído pelo contato, lençol, aperto de mão, através do contato físico. Esta doença veio da África e não é motivo para  pânico aqui no MS. Estamos investigando todos os casos que aparecem e inclusive os três primeiro já foram descartados. No país são 172 casos que estão sendo acompanhados e até o momento a letalidade é muito baixa.”, explicou o secretário.
Febre e feridas na pele com a borda mais alta são alguns dos sintomas. Os exames feitos para a detecção vão desde o teste de Swab, fezes, urina e uma série de exames laboratoriais.
Durante a entrevista ele também deixou claro que a  pandemia do Covid 19, não acabou , e reforçou a necessidade do uso de máscaras, e agora na época do frio manterá a vacina e todos os cuidados com as doses de reforço. E afirmou que o Governo do Estado defende a vacinação em massa.
Com informações: Wilian Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *