Na reta final dos estudos, professores dão dicas para a “temida” redação do Enem

Enem exame prova
Foto: Divulgação

Falta pouco para a realização da primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A avaliação está marcada para acontecer no domingo (21), em todo o país, e professores dão dicas valiosas para quem vai concorrer uma vaga no ensino superior.

No primeiro dia, a prova aplicada será de linguagens, ciências humanas e redação, uma novidade deste ano. Já no dia 28 de novembro serão aplicados os testes de matemática e ciências da natureza.

Uma das fases mais temidas no Enem é a redação e para isso, a professora particular Cláudia Regina da Silva fala dos entraves que podem prejudicar o candidato na momento da escrita.

“A maioria dos alunos ficam focados em um modelo de escrita, por um lado serve como referência no momento da prova, mas por outro, é produzido um texto muito engessado”, explica.

Para mudar esse cenário e construir um bom texto, o ideal, segundo a professora, é estar atendo as cinco critérios avaliativos do Enem: linguagem culta da língua portuguesa, fidelidade ao tema, argumentação e coerência e coesão textual.

Este último, Claúdia considera o mais temido pelos candidatos, pois se trata de apontar uma resolução para o problema apresentado. “A dica é detalhar o que fazer, quem vai fazer e qual a finalidade de tal proposta, de que forma ela vai impactar no problema”, pontua.

Para as questões de ciências da natureza, a professora de biologia, Michelle Caetano, que atua nos preparativos do Colégio Nota 10, e destaca a importância do candidato estar atualizado sobre os assuntos ambientais, como a COP 16 (Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática), que aconteceu recentemente.

“Estamos na reta final e nessa fase é muito importante revisar tudo o que já foi visto durante as aulas e buscar estar informado sobre os acontecimentos recentes relacionados ao meio ambiente”, explica.

Ainda segundo a professora, o forte nas questões do Enem quando se trata de ciências da natureza, são questões relacionadas a água e a poluição do meio ambiente e, principalmente, os efeitos que tudo isso trás para os seres humanos.

“De um modo geral, são 45 questões de ciências, sendo a maioria sobre biologia. Então, é importante o aluno estar preparado em relação a matéria para garantir o maior número de questões corretas”.

 

Redação nota 1 mil

A tão sonhada nota máxima é o objetivo de todos que participam da prova do Enem, mas é preciso estar muito atento ao que é solicitado na prova.

“O tal modelo de redação seguido pelos alunos é muito comum em textos que atingiram a nota máxima, mas é preciso tomar cuidado para não ficar preso à regras”, sugere a professora Cláudia.

Em relação ao tema da redação, não é algo que deve ser temido. O aluno deve estar atualizado sobre o que acontece ao seu redor e buscar desenvolver um texto coerente de acordo como o que é pedido. “Não tem mistério, apesar da expectativa dos alunos o conhecimento e habilidade textual de cada um fará a diferença”.

 

Confira os temas de redação nas edições anteriores

Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional

Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana

Enem 2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Enem 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil

Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Enem 2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil – Neste ano houve duas aplicações regulares do exame.

Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil

Enem 2018: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enem 2019: Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Enem 2020: O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira, aplicado na prova impressa.

O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil, aplicada na prova digital.

A falta de empatia nas relações sociais no Brasil, aplicado na reaplicação do exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *