Em comemoração ao Dia do Índio (19), o Museu das Culturas Dom Bosco pode ser finalmente revisitado depois de uma longa paralisação por dois anos consecutivos. A instituição oferta conhecimento material dos povos Kadiwéu, Terena, Kaiowá, Guarani e Kinikinau, todos originários bem antes do Mato Grosso uno.
Além das atividades, todos os itens exibidos pelo museu são de indígenas sul-mato-grossenses, principalmente aqueles da etnia Terena que residem aqui na Capital.
O coordenador do museu, Dirceu Van, ressalta a diversidade da mostra. “São objetos específicos dos povos indígenas de MS, entre aqueles feitos de pena, arte plumária, cerâmica e até mesmo trançado”, revela.
Ainda, que a exposão se trata de um “verdadeiro patrimônio artístico para a sociedade”. A data de reabertura coincide nesta terça-feira, dia em que são celebrados os povos originários do Brasil.
O funcionamento do museu é de terça a sexta, das 8h até às 16h30, e aos sábados das 14h até às 17h. As entradas são R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).
A seguir, confira a live no Facebook de O Estado Online exclusivamente sobre o retorno das atividades no Museu das Culturas Dom Bosco. As informações são da repórter Vivian Bacarji.