Dados do levantamento de recursos para enfrentamento da Covid-19 (SIOPS), transparecido pelo Ministério da Saúde, mostram que entre os períodos do segundo bimestre ao sexto de 2020, o Governo Federal repassou o total de R$910.975.990,41 para Mato Grosso do Sul. O repasse é feito por meio do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, aprovado pelo Senado em maio de 2020, como forma de prestar auxílio financeiro a estados e municípios.
Campo Grande, Aquidauana e Dourados foram as regiões que mais receberam recursos, confira a quantia repassada para cada múnicipio.
Conforme o último boletim epidemiológico a macrorregião de Campo Grande apresenta 100% de ocupação de leitos e Dourados chega a 101%. O Estado atualmente presencia um aumento significativo nos casos de Covid-19, sendo assim a verba federativa é de grande relevância para a ajuda necessária que cada município precisa.
Preocupações do Governador
Nessa segunda-feira (08) o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), apresentou aos 79 prefeitos de Mato Grosso do Sul, na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), a situação epidemiológica do coronavírus e a preocupação quanto a nova variante.
Segundo o Governador, Reinaldo Azambuja, diante a situação critica da ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) o fórum de governadores e o Ministério da Saúde deve anunciar medidas restritivas para os estados brasileiros. O secretário de Estado de saúde, Geraldo Resende, enfatizou ser a favor da ampliação do toque de recolher para às 20h até às 5h.