MS é o primeiro do Brasil a atingir imunidade de rebanho, de acordo com o secretário da Saúde, Geraldo Resende. O secretário ainda afirmou que até o começo de outubro, a meta é avançar e imunizar de 80% a 90% da população de Mato Grosso do Sul. Geraldo lembrou ainda das mais de 277 mil novas doses de vacina contra a COVID-19 já disponíveis para os municípios do Estado a partir desta terça-feira (21).
Para o secretário, este marco de mais de 71% da população de MS já imunizada com as duas doses da vacina e mais de 94% com a primeira conquistados no fim de semana, traz felicidade, principalmente porque é uma luta para a gente salvar vidas. “A gente vai distribuir todas as novas vacinas e vai dar um impulso para aumentar a percentagem de vacinados. Vamos acelerar o processo de imunização dos idosos, já vacinamos mais de 60% dos adolescente sem qualquer reação adversa e não existe nenhuma razão para parar este processo. A gente aguarda cenários cada vez melhores por aqui”, avaliou.
Geraldo reforçou a necessidade de redefinir com o Governo Federal para que volte atrás na decisão de não vacinar os adolescentes e pontuou que “há muito tempo a gente estava em um processo de imunização bastante veloz”, se referindo aos números positivos do Estado.
Vacinas
Serão encaminhadas 106.800 doses da Coronavac que chegaram no sábado, dia 18, 133.380 doses da Pfizer que chegaram no domingo, dia 19. 1.900 doses da vacina da Janssen e 35.250 doses da vacina da Astrazeneca que chegam nesta segunda-feira (20).
O boletim confirmou 337 novos casos de COVID-19, um total de 371.855 desde o início da pandemia.