Mato Grosso do Sul apresentou resultado positivo nos Indicadores de trabalho para população de 14 anos ou mais de idade, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o terceiro trimestre de 2021 encerrou com uma taxa de desocupação 22,4% menor que o segundo trimestre de 2021, quando bateu 7,6% entre julho e setembro, perante 9,8% entre abril e junho.
Se comparado com o mesmo período do ano passado, o Estado teve uma queda de 35,5%. Ainda de acordo com o estudo, o setor privado foi o que mais empregou em MS, o terceiro trimestre foi responsável por uma variação positiva de 9,7% nas ocupações em relação ao trimestre passado. Já quando o resultado é comparado ao mesmo período de 2020, o indicador é ainda melhor, batendo 13,1% de ocupação.
Em contrapartida, o setor público recuou em 10,8% nos meses de julho, agosto e setembro, se comparado aos meses de abril, maio e junho de 2021. A queda não foi tão alarmante, apenas 3,3% nos indicadores de ocupação.
Em índice geral, a taxa combinada de desocupação e subocupação por insuficiência de horas trabalhadas, ficou 3,1% perante o terceiro trimestre de 2020, já o percentual de pessoas desalentadas na população na força de trabalho ou desalentada no mesmo período recuou 0,7%.