Após senadores e deputados de Mato Grosso do Sul relatarem a situação de colapso hospitalar do Estado para tratamento dos pacientes de COVID-19 e solicitar urgência no envio de insumos, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que enviará os medicamentos nesta terça-feira (30).
A informação foi revelada ao Blog do Marco Eusébio pela assessoria do coordenador da bancada, senador Nelsinho Trad (PSD). “O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, colocou sua equipe de logística para contagem e recontagem de medicamentos. Esses técnicos se comprometeram com o senador Nelsinho Trad e toda a bancada federal de MS, que vão enviar os medicamentos para MS até terça-feira”, informou a assessoria. O senador confirmou também que 10.400 frascos de medicamentos para entubação serão enviados ao Estado.
A reunião, que ocorreu de forma virtual no sábado (27), durou duas horas e teve a participação dos senadores Nelsinho Trad (PSD), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (PSL) e dos deputados federais Fábio Trad (PSD), Luiz Ovando (PSL), Beto Pereira (PSDB), Bia Cavassa (PSDB) e Rose Modesto (PSDB).
O senador Nelsinho Trad, coordenador da bancada federal, informou a gravidade da situação após pedido de socorro de três hospitais: El Kadri, Cassems e Santa Casa de Campo Grande. Os hospitais emitiram comunicado alertando sobre o baixo estoque de medicamentos especialmente para entubação, manutenção da sedação, analgesia e relaxamento neuromuscular, que são necessários para ventilação mecânica dos pacientes afetados pelo coronavírus.
(Texto: Andrea Cruz)