O impasse sobre a implementação do passaporte vacinal para viajantes que entrem em território brasileiros será tema de uma reunião ministerial convocada para a próxima segunda-feira (6). Participam os chefes da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, da Infraestrutura e das Relações Exteriores.
A convocação partiu da Casa Civil, que tenta resolver o impasse entre governo e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Representantes da agência estarão presentes no encontro.
A discussão sobre a exigência de um comprovante de vacina contra a Covid-19 ganhou corpo com o avanço da variante Ômicron, inicialmente descoberta no continente africano.
Também durante a reunião, devem ser tratadas questões relacionadas à restrição de voos oriundos dos países africanos, onde a nova variante foi localizada, conforme recomendado em nota técnica da Anvisa.
Também pode ser exigido de demais viajantes o histórico de voos nos últimos 14 dias, ficando restrita a entrada de pessoas que passaram pela África do Sul e demais países fronteiriços, região do continente onde há baixa cobertura vacinal.
Com informações: Congresso em Foco