Graças ao empenho de Mato Grosso do Sul no trabalho de vacinar a população contra a covid-19, o toque de recolher está prestes a chegar ao fim. Em coletiva do Programa Prosseguir na manhã desta terça-feira (17), o Secretário de Infraestrutura Eduardo Correa Riedel afirmou que a nova decisão é segura e chega no Estado a partir da próxima semana.
”Entendendo o número dos indicadores, decidimos tirar da análise das bandeiras o critério de horário. Sendo assim, a partir do dia 24 de agosto, os estabelecimentos poderão funcionar em qualquer momento.”
Porém, Eduardo disse que a decisão vai ficar a critério do gestor de cada cidade. E que a limitação do público continua, conforme a cor da bandeira de cada município. ” Como sempre foi discutido no âmbito da economia e da saúde, nós entendemos que é o momento de flexibilizar toque de recolher ”
”O Prosseguir é dinâmico e estaremos atento. Não exitaremos em tomar alguma medida destrutiva, caso for necessário e as coisas não evoluirem. Temos variáveis e outras situações desconhecidas que devemos continuar monitorando” completa.
Também participou da coletiva o Secretário da Sáude do Estado Geraldo Resende. Ele confirmou que as novas decisões sobre o toque de recolher foram tomadas com a evolução da vacina e com o controle dos leitos disponíveis. ”Ainda não vencemos a covid 19. Como se fosse no boxe, nós aplicamos vários golpes certeiros que levaram o vírus de Mato Grosso do Sul para o canto do ringue.”
Geraldo conta que se reuniu com a Secretária do Ministério da Saude Dra. Rosana Leite de Melo, para cobrar uma posição e uma resposta efetiva da pasta sobre o debate de uma possível terceira dose em idosos. Em vista que, ao longo do processo, há um declinio na imunidade da terceira idade. Acesse também: Pagamento de R$ 200 do Mais Social está liberado a partir desta terça-feira