Nos primeiros meses do ano, já são ofertadas 2,3 mil vagas em Mato Grosso do Sul
Os primeiros meses do ano trazem consigo um universo de possibilidades e de novos sonhos. Para alguns, o momento é marcado pela busca por melhores qualificações e pela chance de entrar no mercado de trabalho e exercer a tão sonhada profissão. Segundo o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), serão abertas mais de 85 mil vagas de estágio e aprendizagem só no primeiro trimestre de 2020 no país, aumento de 6% na comparação com o ano passado.
Para a supervisora regional do CIEE/MS, Aline Santos, mais de mil vagas serão disponibilizadas pela organização até o mês de março. Somente no ano passado foram geradas até 700 vagas com, pelo menos 65%, de efetivação. A estimativa indica ainda que a média de permanência desses jovens dentro do programa é de um ano há um ano e meio. Além disso, o IEL (Instituto Euvaldo Lodi), prevê que disponibilizará até fevereiro deste ano mais de 1,3 mil vagas de estágio no Estado.
”Até março deste ano estamos esperando um aumento expressivo no número de vagas de estágio em MS. Hoje, trabalhamos com algo em torno de mil vagas, o que representa um aumento de 30% na comparação com o número de vagas oferecidas no ano passado. A nossa intenção é a de fazer com que esses estudantes consigam a tão sonhada efetivação e o CIEE serve como uma ponte muito importante entre os alunos e as empresas” destacou Santos.
A especialista destaca ainda que não basta somente que os empresários estejam dispostos a realizar novas contratações, mas também é muito importante que os estudantes tenham algumas características importantes.
A dica é muito importante que agora o estudante tenha um olhar melhor, que ele realize e atualize o seu cadastro junto ao CIEE, respondendo a todas as especificações que pedimos, além disso, oferecemos a possibilidade de que esse estudante grave um vídeo, para que se apresente melhor aos empresários. Outro ponto crucial, é quanto à busca por novos cursos de qualificação, que no nosso portal CIEE Saber Virtual oferecemos tudo de forma gratuita. Não adianta eu estudante somente comparecer no CIEE ele precisa incrementar o cadastro, que é algo muito bom, mas que infelizmente muitas vezes não acontece, comentou.
Somente nesta semana, o CIEE oferece 73 oportunidades de estágio para diferentes cursos, como: adminsitração, direito, ciências contábeis, serviço social, ensino médio, engenharia, estética, engenharia mecânica, educação física, marketing, recursos humanos, comunicação, enfermagem, dentre outros.
IEL dispõe de outras 1,3 mil vagas.
Até o mês de fevereiro deste ano, o IEL oferece outras 1.300 novas vagas de estágio para estudante com idade mínima de 16 anos e devem cursar uma instituição de educação. No ano passado, o instituto inseriu mais de 4 mil estudantes no mercado de trabalho, que foram encaminhados para 250 empresas. Tudo isso fez com que fossem firmados cerca de 3 mil termos de compromisso. Para o técnico de relações de mercado do IEL, Thiago Irala Capilé, o início do ano é o momento ideal para quem busca por uma nova oportunidade ou até mesmo para quem busca pela primeira vaga no mercado de trabalho.
No início do ano, é a melhor época para se conseguir uma vaga de estágio, pois a geração de vagas acontece devido ao encerramento de contratos e há uma lacuna deixada das férias até o retorno das empresas no ano seguinte. Isso permite que as vagas fiquem ativas e prontas para os estudantes que estão iniciando um curso, explicou.
Além disso, a coordenadora de área de desenvolvimento de carreira do IEL, Rosângela Ramos explica que as oportunidades são para diferentes áreas e que os estudantes de todas as carreiras podem conquistar a tão sonhada oportunidade de estágio.
O IEL oferece vagas para estágio de várias áreas do conhecimento e em vários municípios do Estado. As áreas em que há mais oportunidades são as de Administração, Ciências Contábeis, Finanças, Engenharia, Direito e Pedagogia, enumerou.
Cursando o 7º semestre do curso de Educação Física, a acadêmica Janaína Katsumata, 35 anos, está em busca de aperfeiçoar seus conhecimentos e se preparar para o mercado de trabalho. Já atuei com recreação de crianças, mas gostaria de adquirir mais experiência atuando em áreas como musculação, disse a estudante acrescentando ainda que a bolsa-auxílio seria usada para ajudar a complementar sua renda.
Onde se cadastrar?
Interessados em conhecer algumas das vagas ofertadas pelo CIEE podem dirigir até a sede da sede do Centro de integração, que na Capital está localizado na rua Rio Grande do Sul, 210/220 no Jardim dos Estados. O telefone para contato é o (67)3003-2433. Para se cadastrar, tanto o empresário, quanto os estudantes podem enviar um e-mail para [email protected]. Para outras informações, os interessados devem entrar em contato pelos telefones (67) 3044-2111 ou (67) 3044-2119 ou ainda no site www.ms.iel.org.br. Além disso, o estudante pode procurar a sede do IEL, que fica na Avenida Afonso Pena, 1.031, no Bairro Amambaí, em Campo Grande (MS).
(Texto: Michelly Perez)