Alguns estabelecimentos já perceberam alta de 30% nas vendas de símbolos nacionais
As manifestações pró-governo, programadas para o próximo dia 7 de setembro, estão movimentando as lojas que comercializam acessórios com emblemas do Brasil. Trabalhadores do varejo estimam que o evento nacional aumente em até 30% as vendas de artigos brasileiros.
Ontem na Capital, uma loja de esportes já tinha vendido 15 bandeiras do Brasil em meio período de atendimento do local. O gerente do estabelecimento diz que certos produtos nem estão mais disponíveis no estoque.
“O dia 7 de setembro está sendo bem divulgado na internet. Nesta semana, podemos dizer que já houve um aumento de 30% somente nas vendas de acessórios do Brasil. Quanto aos outros produtos, o ritmo continua o mesmo. A bandeira pequena de carro não tem mais, por exemplo. A bandeira comum ainda tem bastante. O preço dela é de R$ 149,9”, informou o gestor da loja.
Um vendedor da mesma marca também confirmou o bom movimento de clientes e disse que todos os dias há procura pelos artefatos nacionais. “Tem procura de todo o tipo de público. Agora a pouco, acabou de sair uma mulher com cinco bandeiras do Brasil, e ela ainda comprou mais duas camisetas com o símbolo. Está vendendo muito. Tudo o que é acessório do Brasil está saindo por causa do feriado nacional”, explicou.
O aumento da busca pelos objetos não se dá apenas em lojas esportivas. O consumidor também tem ido atrás de lugares que trabalham com vestimentas militares. Um dos comércios da cidade revelou que muitos estão adquirindo até mesmo roupas camufladas. A gerente de uma unidade em Campo Grande comentou que vendeu bastante bandeira do Brasil para fazendeiros.
Em outro local, a atendente relatou que nos últimos dias camisetas infantis com estampas militares também tiveram alta nas vendas para civis. “O que a gente mais vendeu foram camisetas infantis por conta do 7 de setembro. Nós também tivemos muita procura de bandeira para colocar em carro, mas a gente não comercializa, pois só trabalhamos com uniforme do Exército”, explicou a funcionária Gabriela Nascimento.
Nessas casas em que é possível adquirir ou encomendar a confecção de roupas militares, é vedada a comercialização de uniformes e trajes oficiais ao público em geral. Para comprar as vestimentas e alguns artefatos, é necessária a apresentação da funcional da autoridade pública.
Manifestação no feriado
Diversos simpatizantes às ideias do presidente Jair Bolsonaro estão organizando atos em todo o país em prol da gestão do chefe do Executivo. As manifestações de apoio estão programadas para ocorrerem no feriado de independência do Brasil e chamam a atenção pelo grande uso de símbolos nacionais, como a bandeira do país e camisetas amarelas.
(Texto: Felipe Ribeiro)