Intenção de Consumo das Famílias tem alta e chega a 89,9 pontos em Campo Grande

Apesar de continuar na considerada zona negativa, abaixo dos 100 pontos, a Intenção de Consumo das Famílias de Campo Grande, registrada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), atingiu em março os 89,9 pontos. Para especialistas, tal valor já é similar ao registrado em junho do ano passado (87,6 pontos) e indica uma retomada do otimismo da população com a chegada da vacina e sua aplicação. 

De acordo com o levantamento, em relação ao emprego e na comparação com a situação nesse mesmo período do ano passado, 43,2% dos entrevistados afirmam estar mais seguros. Além disso, quando questionados sobre as expectativas de melhora profissional nos próximos seis meses, 60,1% esperam que ela aconteça. Contudo, na análise da renda atual, comparada com a do mesmo período do ano passado, 53,9% destacaram que se mantêm iguais. 

Sem modificações também estão 45,9% que apontaram que a concessão de benefícios e crédito se mantém com as mesmas dificuldades e, com isso, 49,6% destacam que estão comprando até menos que no ano passado. Para os próximos meses, 40,5% estimam que gastarão menos, mas, para 21,4%, o momento é adequado para a compra de bens duráveis (eletrodomésticos, TV, som, etc.) para casa. 

Mesmo com tais resultados, a economista Daniela Dias, do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio-MS), estima que, com a chegada das vacinas e o início da vacinação, as perspectivas dos consumidores tendem a aumentar e se consolidarem em níveis positivos.

(Confira mais na página A8 da versão digital do jornal O Estado)

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