Campo Grande inicia hoje (11) a imunização de idosos com 90 anos ou mais contra H1N1. Conforme a prefeitura, para evitar aglomerações e conflito com a vacina contra COVID-19, em que o público foi segmentado por faixa etária.
Seguindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, a vacinação dos idosos está incluída na segunda etapa da campanha, tendo em vista que a prioridade é que os idosos busquem primeiro pelo imunizante contra o coronavírus.
O município ressaltou ainda que a imunização contra a gripe deve ocorrer apenas duas semanas após a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19. E, como estão ocorrendo as duas campanhas ao mesmo tempo, H1N1 e COVID, para evitar conflito, as unidades de saúde só irão aplicar a dose da influenza durante o período da manhã.
Já no período vespertino as salas de vacina farão exclusivamente a aplicação do imunizante contra a COVID19. A imunização contra a gripe também vai ocorrer no drive-thru do Parque Ayrton Senna, das 7h30 às 17h.
Até o momento estavam sendo imunizadas exclusivamente crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, que totalizaram 46.046 doses aplicadas.
Entretanto, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) explicou que os grupos pertencentes à primeira etapa da vacinação podem continuar buscando pela vacina nas unidades, com a diferença de que não terão mais exclusividade.
Texto: Rafaela Alves
Veja também a matéria: https://oestadoonline.com.br/pessoas-com-comorbidades-e-deficiencia-permanente-acima-dos-18-nos-ja-podem-se-imunizar-contra-a-covid-19/