O Corpo de Bombeiros recebeu o chamado de um incêndio em um prédio comercial da avenida Afonso Pena, na manhã desta quinta-feira (15). Chegando no endereço, os brigadistas perceberam que se tratava de um terreno vazio incendiado na esquina entre a Afonso Pena com a rua Vasconcelos Fernandes, região central de Campo Grande.
Segundo informações apuradas, um desconhecido havia pulado o muro do imóvel e ateado fogo na vegetação seca, causando muita fumaça na região. Em seguida, duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram até o local e controlaram as chamas.
Os trabalhadores do posto de gasolina localizado ao lado do incêndio ficaram preocupados. Também vale lembrar que é crime atar fogo em vegetação urbana e rural, passível de multa e até detenção por crime ambiental.
O crime de incêndio, segundo a legislação brasileira, consiste em causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de terceiros. A pena deste crime no brasil variam de 3 a 6 anos de prisão, sendo acrescentados os seguintes agravantes.
As penas aumentam se o crime é cometido com intuito de obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio; Se o incêndio é em casa habitada ou destinada a habitação; em edifício público ou destinado a uso público ou a obra de assistência social ou de cultura; em embarcação, aeronave, comboio ou veículo de transporte coletivo.
Além disso, os agravantes podem ser se o incêndio for em estação ferroviária ou aeródromo; em estaleiro, fábrica ou oficina; em depósito de explosivo, combustível ou inflamável; em poço petrolífico ou galeria de mineração; em lavoura, pastagem, mata ou floresta.
Por fim, se o incêndio for culposo a pena de detenção, de seis meses a dois anos. Acesse também: Homem é encontrado morto na BR-040, saída para Rio Pardo
(Com informações do repórter Itamar Buzzatta)