Idosos do asilo recebem carinho com poesias de alunos

Os idosos do asilo São João Bosco ficaram emocionados nesta sexta-feira (27), ao receberem declamações de poemas dos alunos da escola municipal professor Wilson Taveira Rosalino, localizada no Aero Rancho. Eles ressaltaram a história de pessoas que têm muito o que contar para as novas gerações. A visita dos alunos faz parte do projeto “Respeitando o envelheSER”, desenvolvido durante um bimestre com 36 alunos do 6º ano da escola.

Os versos lidos foram de autores diversos, que abordam desde situações cômicas até românticas, os alunos se dividiram em grupos e se aproximaram dos idosos oferecendo a leitura.

Cada um utilizou seu método de leitura, o que possibilitou novas amizades. Foi o caso do aluno Edson Otávio Amaral Veríssimo, que escolheu o poema “Dor de cabeça”, que aborda várias adversidades de forma divertida. Comunicativo, Edson disse que fez vários amigos, adorou a experiência e ainda pretende retornar ao local com a família. “Eles são muito divertidos e alegres. É a primeira vez que vim aqui e gostei muito. Os idosos adoraram e deram muita risada do poema”, afirmou.

O projeto estimulou ambos os envolvidos. “Gosto de coisas engraçadas e sempre fico pesquisando trava línguas e poesias diferentes. Esse projeto me animou mais a ler”, frisou.

A emoção também pegou os alunos como Melissa Mota Dias. Ela conversou com a maioria dos moradores do asilo e destacou o sentimento de carinho e solidariedade que o projeto despertou na turma. “Vimos o quanto é importante respeitar os mais velhos e aproveitar ao máximo a companhia deles”, afirmou a aluna que leu o texto “A canção dos tamanquinhos”.

Propostas

A proposta foi além do esperado. Idealizado pela professora Adriana Gonçalves, que atua na biblioteca da unidade e pela professora de Língua Portuguesa, Tayana Oliveira, a proposta do trabalho foi trabalhar conteúdos de Língua Portuguesa e oralidade, mas acabou culminando em um momento de carinho que arrancou sorrisos e resgatou a memória dos idosos que acompanharam atentos cada palavra dos textos declamados.

A iniciativa surgiu a partir das formações oferecidas pela equipe da biblioteca escolar da Secretaria Municipal de Educação. A professora Tayana explicou que o primeiro passo foi pedir uma pesquisa sobre a rotina de algum idoso conhecido do aluno. Na sequência, eles fizeram o relato para a classe treinando a oralidade.

Na sequência aconteceu a exibição da animação “Up-Altas Aventuras” que também retrata a vida de um idoso. As crianças ainda leram o livro “O misterioso baú do vovô” e participaram de palestra da professora Adriana sobre o Estatuto do Idoso e as penalidades que estão sujeitas as pessoas que desrespeitam os direitos dos idosos. A partir daí, cada um escolheu uma poesia e produziu um cartão com mensagens otimistas para os moradores do asilo. “Percebi que este trabalho mudou muito a visão deles sobre o ato de envelhecer, deixando eles mais próximos da realidade de quando envelhecemos. Decidimos trazê-los aqui para vivenciar essa experiência, unindo o pedagógico com um ato de solidariedade”, pontuou Adriana, que ainda lembrou que a ação também é alusiva ao Dia Internacional do Idoso, a ser comemorado na próxima terça-feira (1º). (Rafael Belo com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *