Hospital inicia campanha de prevenção ao câncer de próstata

A abertura da campanha “Novembro Azul”, voltada à conscientização do diagnóstico e prevenção do câncer de próstata, está sendo realizada hoje (01), pelo Hospital de Câncer Alfredo Abraão (HCAA). Durante todo o mês, exames gratuitos de PSA (sangue) serão realizados em homens na faixa dos 50 aos 75 anos.

O mês de conscientização é importante para incentivar a prevenção já que este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no biênio 2018/2019, o câncer de próstata é o mais incidente nos homens. A previsão é de 68.220 novos casos desse tipo no país, o que representa 31,7% da população, e em Mato Grosso do Sul, estão previstos 1.190 casos novos desta neoplasia.

O secretário Municipal de saúde, José Mauro Filho, explica a importância dos exames de sangue gratuitos que os pacientes poderão realizar. “A secretaria da saúde é parceira do hospital e temos um papel importante quanto aos meses alusivos de prevenção do câncer. Serão disponibilizados mais de 100 exames diários, um total 2 mil por mês para homens dentro da faixa etária da campanha”, disse.

Pessoas que possuem histórico familiar de câncer de próstata tem mais chances de aquirir a doença. Os exames mais utilizados atualmente são: toque retal para detectar alguma inflamação e a ultrassonografia ou ecografia da próstata, feita para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura.

Edson Lima de 50 anos, é paciente do hospital e descobriu há pouco tempo que o câncer já está em metástase. O diagnóstico feito em 2015 mudou completamente sua vida. “Quando descobri a doença, pensei que seria o fim. É muito difícil passar pela quimioterapia e pela dor que o tratamento traz. Se tivesse feito o exame de toque antes, talvez não estivesse nesta situação. Os homens precisam deixar o machismo de lado para cuidarem da saúde”, afirmou o aposentado.

Os interessados em fazer o exame podem ir até o hospital com documento de identidade com foto e CPF, a partir de segunda-feira (04), em jejum de 4 horas, sem relações sexuais por três dias.

Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas, com um total de 100 por dia, a partir das 6h, de segundas às sextas-feiras.

(Texto: Thais Cintra)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *