O Governo do Estado recebeu neste domingo (24) um carregamento com 44 caixas da vacina AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Serum, somando 22 mil doses da vacina contra a COVID-19. Com a nova remessa, Mato Grosso do Sul soma 180 mil doses recebidas da vacina contra o coronavírus.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) iniciou a distribuição aos municípios na madrugada desta segunda-feira (25), mantendo a mesma logística adotada quando da chegada das primeiras doses, que garantiu a entrega das vacinas aos municípios em tempo recorde de 24h.
O governador Reinaldo Azambuja comemorou a chegada de mais doses da vacina, importante para conter o avanço da pandemia no Brasil. “Recebemos com muita alegria esse novo lote. Como foi no primeiro lote, irá chegar rapidamente aos municípios. Pedimos que os grupos prioritários sejam respeitados. Vamos evitar aqueles “fura-fila”, que querem furar a fila dessas pessoas que foram escolhidas pelos critérios técnicos, critérios da saúde. Então gostaria muito de comunicar que em 24 horas todos os 79 municípios, de novo, recerão essas vacinas”, disse.
Reinaldo Azambuja reforçou que o início da vacinação não pode criar o clima de relaxamento, de que a situação está sob controle. “Com a chegada da vacina, muitas vezes abre-se uma percepção de que a pandemia acabou. E ela não acabou! Mais do que nunca nós precisamos do uso de máscaras, precisamos do isolamento, precisamos nos cuidar para proteger a vida de todos aqueles que nós tanto amamos”, disse ele.
Nessa primeira fase serão imunizados os idosos com mais de 60 anos que moram em instituições como casas de repouso, portadores de deficiência em residências inclusivas, além de indígenas e trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia de COVID-19.