A intensa massa de ar polar que passou a atuar no Sul do país deu início ao que a meteorologia aponta ser a onda de frio mais severa deste ano. Nesta quinta-feira (29) Mato Grosso do Sul ontem registrou temperaturas abaixo de 5°C e geada no extremo sul. Em Campo Grande a sensação térmica foi de zero grau.
Com pouca nebulosidade as temperaturas caem mais rápido. “A cobertura de nuvens é um importante fator que interfere no aquecimento e no resfriamento do ar durante o dia e também durante a noite, atuando como um regulador da temperatura. Com o céu limpo, as temperaturas tendem ser menores”, explica a coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Valesca Fernandes.
Esse fator também influencia nos níveis de umidade relativa do ar que podem atingir valores críticos entre 30-20% em praticamente todas as áreas de Mato Grosso do Sul. Nestas condições é necessário aumentar a ingestão de líquidos, umidificar ambientes e redobrar atenção com idosos e crianças.
Vale lembrar que a combinação entre temperatura e velocidade do vento, também chamada de sensação térmica, pode potencializar a percepção de frio na pele.
Na parte centro-sul e leste do Estado as mínimas podem ficar entre 0°C e 5°C no início da manhã, e à tarde devem ficar entre 12°C e 17°C. Já na região norte e pantaneira as mínimas ficam entre 10°C e 13°C, e as máximas entre 17°C e 20°C.
De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, houve geada nos municípios de Itaquiraí, Iguatemi, Dourados, Ivinhema, Angélica, Sete Quedas, Três Lagoas, Naviraí, Paranhos. E geada negra em Rio brilhante, Antônio João, Caarapó, Laguna Carapã e Itaporã.
Confira mais notícias no jornal impresso.