Na Rússia, Tereza Cristina pleiteia 10% das exportações de fertilizantes para atender MS

tereza cristina mapa reuniao
Foto: Reprodução/Mapa

A ministra do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, se reuniu em Moscou, capital da Rússia, com representantes do governo e de empresas do setor de fertilizantes para garantir a continuidade da exportação dos produtos ao Brasil. Na ocasião, ela teve vários encontros.

O primeiro deles foi com o vice-presidente da maior produtora russa de fertilizantes minerais, Vladimir Kantor. No ato, foi dado o prosseguimento das negociações para a aquisição dos ativos da Petrobras à UFN-3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados), localizada em Três Lagoas. “Ao menos 10% das exportações estão garantidas à indústria sul-mato-grossense”, postou em seu perfil no Instagram.

“Queremos diversificar o comércio bilateral de produtos do agro”, disse a ministra, que adicionou: “o produto é essencial para a produção agropecuária que enfrenta restrições na oferta mundial”. A Rússia representa cerca de 20% do total de fertilizantes importados pelo Brasil.

tereza cristina

Tereza Cristina cumprimenta Vladimir Kantor, presidente da Acron Group. Foto: Divulgação/Mapa

Tereza Cristina também esteve com o ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maxim Reshetnikov. Ele assegurou a manutenção do fornecimento ao Brasil de fertilizantes de potássio e fosfato e, se possível, aumento de exportações na próxima safra.

Em reunião com Sergey Dankvert, autoridade Sanitária russa, foi confirmada a inspeção ainda no primeiro trimestre de 2022. Até lá, segundo o Mapa, novas fábricas brasileiras do insumo já estarão habilitadas.

fabrica tres lagoas fertilizantes

Registro aéreo da construção da UFN-3, no município de Três Lagoas. Foto: Arquivo/Semagro

De outros empresários russos, a ministra contou com o apoio no firmamento de novas parcerias que também asseguram o fornecimento de fertilizantes e até planos de investimentos no Brasil.

Confira a fala de Tereza Cristina:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *