Emprego industrial recua 0,2% em novembro apesar de alta de 1,2% no faturamento

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dados da CNI mostram terceira queda consecutiva no mercado de trabalho da indústria de transformação

O faturamento real da indústria de transformação voltou a crescer em novembro de 2025, com alta de 1,2% em relação a outubro, mas o mercado de trabalho do setor segue em desaceleração. Dados dos Indicadores Industriais, divulgados nesta segunda-feira (19), apontam que o emprego industrial caiu 0,2% no mês, registrando a terceira retração consecutiva.

Segundo os números, a perda de ritmo do emprego se intensificou a partir de setembro, refletindo os efeitos do aperto monetário e do enfraquecimento gradual da atividade industrial ao longo do segundo semestre. Desde setembro, o recuo acumulado do emprego é de 0,6%, embora no acumulado de janeiro a novembro ainda haja alta de 1,7%.

Apesar da recuperação pontual do faturamento em novembro, outros indicadores ligados ao mercado de trabalho mostram apenas um alívio momentâneo. A massa salarial real subiu 1,5% no mês, após quatro quedas consecutivas, mas acumula retração de 2,3% em 2025. O rendimento médio real avançou 1,6% em novembro, porém apresenta queda de 4% no acumulado do ano.

Os dados também indicam perda de fôlego da atividade industrial ao longo de 2025. O faturamento real acumulado no ano registra crescimento de apenas 0,3%. As horas trabalhadas na produção recuaram 0,7% em novembro, embora ainda apresentem alta de 0,9% no acumulado do ano.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu 0,6 ponto percentual em novembro, para 77,5%, ficando 2,4 pontos percentuais abaixo do nível registrado no mesmo mês de 2024. Segundo a entidade, a desaceleração gradual do faturamento ao longo do ano reforça a expectativa de perda de ritmo da indústria, especialmente na segunda metade de 2025, em um cenário marcado por juros elevados e menor dinamismo da demanda.

*Com informações da Agência Brasil

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *