Dia das Crianças deve movimentar R$ 21,8 mi em compras na Capital

Dia das Crianças
Valentin Manieri

Volume é 40% inferior ao ano passado mas ainda anima o segmento

A compra de presentes para o Dia das Crianças deverá movimentar mais de 21,8 milhões na Capital neste ano. O volume é 40% inferior ao mesmo período de 2020, quando as compras geraram R$ 36,6 milhões de lucro aos lojistas campo-grandenses. Os dados fazem parte da pesquisa sazonal de consumo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS (IPF-MS), integrante do Sistema Comércio, em parceria com o Sebrae-MS, para o Dia das Crianças, que é comemorado em 12 de outubro. No Estado, a data deve movimentar R$ 135,25 milhões em Mato Grosso do Sul, dos quais R$ 103,28 milhões em presentes e R$ 31,74 milhões em comemorações.

“A nossa pesquisa traz dados para embasar a tomada de decisões dos empresários, como, por exemplo, quanto aos principais itens escolhidos por quem vai presentear, do que as crianças gostam. É preciso dar ênfase para o fato de que a maioria dos consumidores quer desconto no pagamento à vista, mas também está atenta aos critérios de bom atendimento e variedade”, diz o presidente do Sistema Comércio, Edison Araújo.

De acordo com a economista do IPF, Regiane Dedé de Oliveira, se por um lado a data deve trazer movimentação 11% menor que no ano passado, inclusive com a redução do valor médio do presente, que cai de R$ 142,48 para R$ 131,43, é preciso observar que as pessoas estão mais dispostas a gastar com a comemoração.

“O investimento médio para comemoração neste ano será de R$ 124,40, ao passo que no ano passado eram R$ 88,08.” Ainda assim, o percentual de pessoas que comemorarão caiu consideravelmente, de 30,5% a 17,3%. As comemorações devem ser em casa para 47% dos entrevistados; 16% falam em brincadeiras com as crianças; 10% vão a restaurantes e lanchonetes e 11% pretendem fazer um passeio.

Neste ano, 52,9% disseram que vão presentear as crianças e 17,3% que irão comemorar a data. Entre os que estão de fora, 36% disseram que não têm dinheiro e 38% não têm quem presentear. Quanto às preferências do comprador, prevalecem os brinquedos, apontados por 48,47% dos consumidores, e as roupas, escolha de 30,98%.

Estratégias

O consumidor ainda está temeroso para gastar. A avaliação é da analista técnica do Sebrae, Vanessa Schmidt, que ressalta a necessidade de os empresários buscarem estratégias. “Uma dica é que o lojista prepare peças para redes sociais com identidade visual relacionada à temática e isso se aplica tanto às empresas que vendem produtos para público infantil quanto para adulto, aproveitando a data para realizar promoções que remetam ao Dia das Crianças e quando esses adultos eram crianças.”

Outra é a facilitação de formas de pagamento e promoções, critérios decisivos para o consumidor, pensando que a maioria quer desconto para pagamento à vista; alinhar com fornecedores a questão de estoques, de forma a garantir rápida reposição, caso haja grande procura e, ao mesmo tempo, negociar também com esse fornecedor a possibilidade de devolução de produtos, caso não sejam vendidos. Brindes para crianças é outra estratégia assertiva. (Texto: Rosana Siqueira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *