Durante a pandemia, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul registrou mais de 323 mil atos em todo o Estado. Os trabalhos presenciais foram suspensos no dia 17 de março e a instituição passou a oferecer atendimentos online para a população.
Os atendimentos passaram a ser feitos por telefone e whatsapp, mas também foi desenvolvida uma plataforma própria de atendimento online que, segundo a Defensoria Pública, teve muita adesão das população.
Além de atos das defensoras e defensores públicos de Mato Grosso do Sul, várias ações foram realizadas durante os sete meses de pandemia, como nas comunidades indígenas e atuações conjuntas com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, Procon’s, Conselhos Tutelares e prefeituras.
De março a setembro foram realizados 119.280 atendimentos remotos e 5.039 atendimentos presenciais ao público, para os casos em que o envio de documentos não foi possível por meio digital. A produção de 7.101 petições iniciais, 5.049 pedidos de habeas corpus, 2.785 petições referente à progressão de regime, 25.263 petições sobre casos diversos e 5.056 ofícios expedidos. Já na parte de manifestações processuais, foram realizadas 83.348 na área cível e outras 70.096 na área criminal.
Com informações da Defensoria Pública de MS.
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