Com o intuito de financiar o desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), a Comissão Europeia organizou uma conferência de doadores e conseguiu arrecadar 7,4 bilhões de euros (mais de 8 bilhões de dólares). O anúncio foi feito pela presidente Ursula von der Leyen.
“Conseguimos. Alcançamos 7,4 bilhões de euros” em contribuições, declarou von der Leyen, afirmando que a cantora pop Madonna havia contribuído com um milhão de dólares para a campanha.
A Comissão Europeia deu início a essa maratona virtual de arrecadação às 13h GMT (10h no horário de Brasília), com o anúncio de uma contribuição de 1 bilhão de euros.
França e Alemanha também anunciaram uma contribuição e a arrecadação total superou os 2 bilhões de euros, a partir de contribuições de 500 e 525 milhões de euros desses países. Uma hora depois de começar a operação, já havia sido arrecadado 5 bilhões de euros.
A vacina é a “nossa melhor oportunidade coletiva para vencer o vírus”, ressaltou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, organizadora da campanha.
A pandemia já infectou 3,5 milhões de pessoas no mundo, sendo que 1,5 milhões delas são residentes da Europa, e já matou cerca de 250.000 – 143.000 deles só nesse continente – no planeta, segundo balanço da AFP feito a partir de números oficiais.
Governos, filantropos, empresários e famosos foram convidados a participar da maratona, e cerca de 40 países e uma série de organizações sociais também se dispuseram a participar.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações da AFP)