Conforme a Sesau (Secretaria de Municipal de Saúde Pública), de janeiro a setembro de 2020 foram mais de 12 mil casos confirmados de dengue em Campo Grande. Este ano, no mesmo período o número baixou para 374 casos, redução de 96%.
Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, essa redução se deve pelas ações desenvolvidas pelo município junto ao projeto Wolbachia, e a consciência da população. “A operação é para que as pessoas não esqueçam da dengue, pois os focos estão dentro das residências, onde devem diminuir criadouros para termos um próximo ano sem epidemia”, disse o secretário.
O lançamento de hoje contou com uma reunião entre autoridades, saúde e setor comercial para alinhar ações das instituições que irão apoiar no Mosquito Zero, uma força tarefa de 90 dias.
“O mês de novembro terá o dia D organizado para ter a participação de toda sociedade, nossa meta é diminuir focos do mosquito, teremos uma grande equipe preparada para os serviços de limpeza e terreno separado para depósito de resíduos e materiais inservíveis que possam ser potenciais criadouros”, concluiu.
Além da campanha, o trabalho da Sesau continua. São ações de rotinas nos bairros, bloqueios de criadouros com orientação de doentes, eliminação de recipientes que acumulam água e orientação dos moradores com sintomas, visita em casas, além do mutirão que deve acontecer nas próximas semanas. (Com Rosana Lemes)
Assista a entrevista completa com o secretário municipal de Saúde José Mauro em nossa live