Com fim do prazo para regularizar titulo, TRE faz plantão sábado e domingo

Foto: reprodução/SBT News
Foto: reprodução/SBT News

A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul realizará plantão de atendimento ao eleitor sábado (4) e domingo (5). Essa é mais uma oportunidade de o eleitor evitar filas e aglomerações que geralmente acontecem no período próximo ao final do prazo, que em 2024 se dará no dia 8 de maio.

Durante o plantão o eleitor poderá tirar o primeiro título, transferir o local de votação, atualizar ou regularizar a situação eleitoral em todos os cartórios e Postos de Atendimento Eleitoral (PAEs) do estado, das 8 às 13h (em Campo Grande apenas no Parque dos Poderes), não sendo necessário agendamento prévio.

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, ou até mesmo pedir transferência de domicílio eleitoral, terminará em 8 de maio. Além disso, a data é limite para quem precisa cadastrar gratuitamente a biometria no cartório eleitoral mais próximo.

Foto: Divulgação/TREMS

Além de não poder votar, o eleitor que não estiver em dia com as obrigações eleitorais, pode ter dificuldades para emitir documentos como passaporte, fazer matrículas em universidades, tomar posse em cargos públicos ou receber benefícios sociais do governo. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano.

Caso a situação do eleitor esteja irregular, ele não poderá votar nas eleições de 6 de outubro, no primeiro turno, que elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios do país, com exceção do Distrito Federal, que não tem eleições municipais. O cadastro somente será reaberto após as eleições, em novembro deste ano.

Mesmo que o eleitor que não tenha a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderá votar normalmente no pleito deste ano. A biometria tem o objetivo de garantir maior segurança ao processo eleitoral e, assim, evitar que um cidadão vote no lugar de outro. No momento do voto, a biometria ainda agiliza a detecção de eleitoras e eleitores na zona eleitoral porque funciona como mais de um registro no cadastro eleitoral.

 

Confira as redes sociais do O Estado Online no  Facebook e Instagram

 

Leia mais:

Lula convida Pacheco para reunião no Palácio da Alvorada em meio a conflito sobre desoneração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *