Com febre e pele amarelada, adolescente de Ponta Porã é 1º caso provável de hepatite misteriosa

hepatite misteriosa
Foto: Reprodução

O Brasil registrou o primeiro caso provável de hepatite misteriosa registrado em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Segundo o Ministério da Saúde, porém, ainda não há casos confirmados da doença no país. A pasta também apura se seis mortes foram causadas pela doença.

O caso provável de hepatite misteriosa é de uma paciente de 16 anos. Ela teve febre, mal-estar, náuseas e itcterícia (pele amarelada), sintomas comuns da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde de Ponta Porã, a jovem deu entrada no Hospital Regional de Ponta Porã sete dias após o início dos sintomas.

O secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Carvalho Derzi, disse à reportagem que a família da adolescente assinou um termo de responsabilidade de alta hospitalar. “Ela estava internada no hospital regional, mas a família optou por levá-la para casa.”

Derzi afirma que a mãe da paciente não diz onde a jovem está, mas que garante que ela está se recuperando bem. O secretário disse ainda que a equipe de saúde municipal está em contato constante com a mãe da adolescente e de prontidão.

Classificação dos casos

No Brasil, há três estágios de classificação de casos. O primeiro é o suspeito. Em seguida, há o provável, que indica que o quadro da paciente é compatível com a doença, mas ainda não houve confirmação laboratorial ou carece de vínculo epidemiológico. Um caso passa a ser tratado como confirmado após resultados de exames laboratoriais ou clínicos. ​

Até esta terça (31), havia 68 casos suspeitos de hepatite aguda em investigação, segundo informações do Ministério da Saúde. Os casos em investigação estão divididos em 16 estados. O que mais tem registros é São Paulo, com 16 casos, seguido por Minas Gerais, com 9, e Pernambuco, com 7. Acesse também: Lei que fixa salário mínimo em R$ 1.212 é promulgada

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.

Com informações da Folhapress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *