O Ministério da Saúde enviou na sexta-feira (12) à Prefeitura de Campo Grande 20 respiradores pulmonares. Esses equipamentos são de extrema importância, pois auxilia na manutenção da respiração. Esses serão encaminhados para unidades de UPAs e CRSs, para atendimento de pacientes com quadro mais grave de coronavírus e outras síndromes respiratórias.
Por ser uma doença respiratória, a covid-19 pode causar inflamação pulmonar (pneumonia), o que dificulta a respiração dos pacientes em estado mais grave. É por isso que os ventiladores são necessários para ajudar a tratar alguns pacientes com a infecção.
Atualmente o município conta om 453 leitos contratualizados com hospitais públicos, filantrópicos e particulares para atendimento exclusivo de Covid-19 e outras síndromes respiratórias, sendo 112 de UTI e 341 clínicos. Além disso, a Rede Municipal de Saúde está organizada para atendimento de casos leves e moderados nas UPAs e CRSs.
Campo Grande é considerada a capital com o menor índice de ocupação de leitos e incidência de casos de covid-19 do país. Até o dia 11 de junho, 16 pessoas encontravam-se internadas em unidades hospitalares. Cinco em leitos de UTI de hospitais privados e onze em leitos de enfermaria, destes cinco em leitos públicos e seis em leitos privados.
(Texto: Inez Nazira com informações da assessoria)