Diante da pandemia do coronavírus (Covid-19), instituições e diversas pessoas estão empenhadas em arrecadar fundos para combater o vírus no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira dos Captadores de Recursos, até agora, são mais de R$ 650 milhões em arrecadação.
Ações como doação em dinheiro, equipamentos de saúde, máscaras, respiradores, produtos de higiene pessoal, álcool em gel e alimentos são alguns dos exemplos de engajamento. A situação revela a capacidade de mobilização de ONGs e sociedade civil em momentos de crise.
Muitas famílias de baixa renda já estão recebendo cestas básicas e repasses de recursos, enquanto o governo ainda está se organizando.
“É um ativo que o País tem valiosíssimo: tem recursos, agilidade de resposta e capilaridade para entregar o benefício social. E nós como nação precisamos valorizar e construir um ambiente cada vez mais favorável para que ele possa ser praticado”, disse o diretor executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro.
A ABCR ressalta que só contabiliza as doações em dinheiro, mas enfatiza também que há repasse de outros itens. Algumas empresas, por exemplo, estão focando sua produção de roupas para a confecção de uniformes para médicos, colchões e máscaras, entre outros produtos.
(Texto: Izabela Cavalcanti com informações do Estadão Conteúdo)