Brasil é o país com maior perda florestal do mundo, responsável por 40% da derrubada

Noruega

Segundo dados da Global Forest Watch, publicados hoje (28), o Brasil em 2021, foi líder na perda de florestas tropicais no mundo. O país tem a maior floresta tropical do planeta e é responsável por 40% da derrubada registrada pela ferramenta.

As perdas das florestas tropicais primárias foram de 3,75 milhões de hectares. No país a perda registrada foi de 1,5 milhões de hectares. O registro é menor do que do ano passado, mas se eleva no comparativo com os anos de 2018 e 2019.

No oeste da Amazônia houve um aumento de perda florestal, com pontos de expansão de desmatamento no curso de estradas. Como consequência do desmatamento há uma enorme perda de biodiversidade e a geração maior de emissões de gases estufa. A derrubada da Amazônia juntamente com as atividades do agronegócio são as principais fontes de emissão do país.

De acordo com a Global Forest Watch, em 2021 foram emitidos 2,5 gigatoneladas de CO2 por conta da derrubada de florestas nativas. Para a diretora de florestas, agricultura e uso do solo da WRI (World Resources Institute) Brasil, Fabíola Zerbini, o que ocorre não são mudanças de padrões, mas somente uma expansão de pontos com desmatamento maior.

Para a diretora, é improvável que o mundo consiga cumprir o Acordo de Paris, que se comprometem a reduzir as emissões para evitar uma possível subida de temperatura. “O mundo não vai atingir a meta climática de limitar o aquecimento global a 1,5°C se a Amazônia não for protegida. É um projeto global que o Brasil tem condições de liderar”, afirma Zerbini.

Com informações da Folhapress.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *