Erros acontecem em coberturas ao vivo e a internet adora rir deles. Nesta sexta-feira, a vítima das piadas foi a jornalista Natuza Nery, da GloboNews, que chamou o presidente Jair Bolsonaro de “ex-presidente”.
“Lula está disposto a ir para o embate, tanto que cita em alguns momentos o ex-presidente Jair Bolsonaro”, disse ela, comentando o primeiro discurso do ex-presidente ao deixar a prisão, em Curitiba.
Quinze segundos depois, Natuza chamou Bolsonaro, corretamente, de presidente, mas o trecho que viralizou na internet só traz o seu lapso. Normal. A graça é justamente o erro – e são acidentes assim que divertem a todos.
O problema neste caso é que o presidente Bolsonaro não viu graça alguma no erro. Pior, enxergou algo mais. Juntando-se aos muitos que compartilharam o vídeo, o presidente acrescentou um comentário: “Globo nos cita como ex-presidente! Muitos caem no jogo de ‘equívocos rotineiros’ inocentemente! Estamos mudando o Brasil!”
Globo news nos cita como ex-presidente! Muitos caem no jogo de “equívocos rotineiros” inocentemente! Estamos mudando o Brasil! pic.twitter.com/XlFFcBlKYs
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 8, 2019
Bolsonaro está em guerra contra a Globo desde as eleições, em 2018. O clima ruim se agravou em fevereiro, durante a crise que resultou na demissão do então ministro Gustavo Bebianno. Em um áudio vazado, o presidente chamou a emissora de “inimiga”.
Agora em novembro, após o “Jornal Nacional” exibir uma reportagem associando o seu nome às investigações sobre o assassinato de Marielle Franco, Bolsonaro ameaçou não renovar a concessão da emissora. No último domingo, cinco dias depois deste ataque, Bolsonaro voltou a provocar a Globo, desafiando a emissora a entrevistá-lo ao vivo, por 15 minutos, no “Jornal Nacional”.
É neste contexto que deve ser visto o mau humor do presidente com o lapso de Natuza Nery na GloboNews. (Uol)