Agosto termina com calor e tempo seco

O mês de agosto termina nesta terça-feira (31) com tempo seco, sem chuvas em Mato Grosso do Sul. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que um sistema de alta pressão está atuando e favorece movimentos subsidentes (fluxo de ar de cima para baixo), que dificultam a formação de nebulosidade.

A baixa nebulosidade possibilita a elevação das temperaturas e derrubam os níveis de umidade relativa do ar, que podem atingir valores entre 10-35%, principalmente nas regiões pantaneira, centro-norte e leste. 

Para aliviar o desconforto provocado pelo tempo seco, as principais recomendações são: tomar bastante água, umidificar ambientes com aparelhos ou toalhas molhadas, e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia. 

As temperaturas vão subir gradativamente no Estado ao longo da semana, podendo atingir o pico de calor, acima de 35°C em todas as áreas, a partir de quinta-feira (02). Nesta terça-feira (31), municípios da região sudoeste continuam com máximas abaixo de 30°C, enquanto nas demais áreas a tarde pode registrar 37°C na região pantaneira, 34°C na parte norte, e 33°C na região leste. 

Acesse também: Apesar de agosto desértico, chuvas do mês de setembro devem amenizar clima

O mês de agosto foi marcado pela baixa umidade próxima do clima de deserto, colocando Mato Grosso do Sul na lista de lugares mais secos do país, com pelo menos, 20 municípios com umidade crítica. No entanto, a situação deve ser amenizada com a chegada das chuvas provocadas por uma frente fria ainda na primeira quinzena do mês de setembro, como aponta o prognóstico da meteorologia.

No primeiro dia de agosto, Campo Grande ficou no topo da lista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) com a mais baixa umidade, sendo 14% junto com Cuiabá (MT) e Itatiaia (RJ). No dia 2, foi a vez de Cassilândia e Costa Rica, com índices de 21% e 22%. No terceiro dia do mês, a umidade ficou abaixo de 20% em cinco municípios de MS: Itaporã, Laguna Carapã e Itaporã que tiveram 15%, Rio Brilhante 18% e Ivinhema 19%. No dia 4, a cidade de Costa Rica registrou 17%. (leia a matéria completa aqui)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *