Por Rafaela Alves
O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine Bruno de Lima, garantiu que o contrato de renovação com o Consórcio Cam, empresa responsável pela implantação, manutenção preventiva e conserto da sinalização horizontal, vertical e semafórica, já foi assinado.
Janine não soube informar o valor exato da renovação, mas salientou que o novo documento deve ser publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). Mesmo assim, a Agetran já informou que o valor aproximado foi de R$ 4,587 milhões. “Já deve estar para ser publicado”, reiterou Janine.
Conforme a última renovação com a empresa, publicada no dia 29 de maio de 2020 no Diogrande, o documento venceu no dia 20 de abril. Isso porque ele foi prorrogado por 24 meses, sendo válido de 20 de abril de 2020 a 20 de abril de 2022, no valor de R$ 42,530 milhões.
A renovação deste ano terá validade de um ano e ao fim uma nova licitação terá de ser lançada pela Agetran, tendo em vista que foi firmado um contrato de serviço contínuo, que pode ser renovado por até três anos, totalizando cinco anos de prestação de serviço.
Vale relembrar que, durante esses quatro anos de contrato com a empresa, a Agetran instalou 97 semáforos, 16,5% dos quase 600 equipamentos que a Capital possui. Mas a pasta não tem detalhado quais foram instalados pela empresa, já que não é a única responsável por instalar semáforos na Capital. Esse serviço também é realizado pelo próprio órgão.
Em relação à manutenção dos semáforos, o contrato também estabelece que o consórcio realiza no prazo de até duas horas, a partir do acionamento. Entretanto, não é difícil encontrar no trânsito de Campo Grande equipamentos em alerta ou até mesmo sem o funcionamento. Inclusive, o registro tem sido cada vez mais frequente pelos motoristas e uma das justificativas da Agetran é o aumento no número de furtos dos cabos dos semáforos.
Novos semáforos devem ser instalados neste mês
Segundo o diretor-presidente, novos equipamentos devem ser instalados na Capital neste mês de maio. “Ainda não tenho uma relação fechada, porque em alguns pontos ainda estão sendo feitos levantamentos. Mas tem, sim, a previsão da implantação de novos semáforos”, disse.
Leia a matéria completa na página A8 do caderno impresso do Jornal O Estado MS