Assim como as unidades de saúde, escolas municipais da Capitam também passam a vacinar a população contra a COVID-19. O itinerante na rede pública começou nesta terça-feira (1) em duas escolas nos bairros Paulo Coelho Machado e Vida Nova II.
Durante a abertura da vacinação na Escola Municipal Ana Lúcia de Oliveira Batista localizada na Rua Perciliana Barbosa Ferreira, 540 no Paulo Coelho Machado, a superintendente de Vigilância em Saúde da Capital, Veruska Lahdo, destacou que a imunização nas escolas não está restrita apenas ao público infantil mas sim a toda população.
“A vacinação está aberta a toda população, mas essa é uma estratégia da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) junto a Semed (Secretaria Municipal de Educação) para melhorar a cobertura vacinal e dar início a imunização antes de começar as aulas. Estamos aproveitando os espaços das escolas e o apoio para melhorar a vacinação da faixa etária de 5 a 11 anos”, comentou.
Segundo Veruska, a cobertura do público infantil está baixa, pois pouco mais de 17 mil crianças foram vacinadas de 5 a 11 anos, de um total de 93 mil crianças de Campo Grande. “Estamos fazemos apelo para que pais e responsáveis tragam seu filho para tomar a vacina para o retorno das aulas ser seguro”, reforçou.
Segundo ela, os pontos de imunização nas escolas ajudam não apenas a vacinar as crianças como também desafoga as unidades de saúde e da mais oportunidade para acesso ao imunizante.
“Com essas ações e a organização das escolas para o retorno, seguindo os protocolos de biossegurança, conseguimos minimizar impacto de infecção. Seguir as recomendações de medida de proteção, higienizar as mãos e fazer uso correto da máscara é o que continuamos frisando”, finalizou.
(com Itamar Buzzatta)