Campanha busca incentivar jovens a tirarem o título de eleitor após procura cair 37% em MS

TRE-MS
Foto: Foto: Divulgação/TRE-MS

O prazo para emissão, transferência ou regularização do título de eleitor, documento imprescindível para participar das eleições de 2022, encerra na próxima segunda-feira (4). Em Mato Grosso do Sul, a baixa procura registrada nos últimos anos motivou a criação de uma campanha para incentivar jovens entre 15 e 17 anos a solicitarem o documento.

Dados do TRE-MS (Tribunal Eleitoral de Mato Grosso do Sul) apontam que em 2018, 19 mil jovens solicitaram o título, em 2020 o número caiu para 12 mil, uma redução de 37% que indica o desinteresse dos jovens pela política.

A campanha inclui a distribuição de cartazes, releases e posts nas redes sociais com incentivo ao voto. Conforme o governo do Estado, os materiais estão fixados em todos os Cartórios Eleitorais do Estado e nas escolas, com QR Code para o eleitor apontar a câmera do celular, e ser direcionado a página do “Título Net”.

Servidora de Justiça Eleitoral Kênia Alves, explica que o desinteresse dos jovens é por não se verem representados pelos políticos.

“Os jovens se interessam por assuntos que impactam diretamente à sua vida, por exemplo, eles querem políticas voltadas para eles, para o desempenho da economia, oportunidade de trabalho, igualdade de gênero e a agenda climática”, ressaltou.

Para o subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Ian Leal, o título é imprescindível para que o jovem exerça a cidadania.

“Para o jovem de 15 a 17 anos, o voto é facultativo, mas temos uma pesquisa que mostra que os jovens têm cada vez menos interesse em participar do processo eleitoral, é importante mobilizar essa juventude para que tire o seu título e possa participar dos processos eleitorais. Quando falamos do título não estamos falando apenas das eleições, pois só pode participar de processos decisivos os jovens que possuem o título, por exemplo, participar de plebiscitos”, explicou.

Como solicitar

A emissão do documento é rápida e fácil e pode ser feita on-line pelo sistema Título Net, disponível no Portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O mesmo procedimento pode ser feito por quem precisa transferir ou regularizar o título. Até 4 de maio pessoas travestis ou transexuais também podem podem solicitar o uso do nome social no documento.

Atendimentos

Para viabilizar a emissão do documento e auxiliar pessoas que não possuem acesso ou têm dificuldades com a internet, o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), ampliou os horários de expediente e atendimento ao público das 12h às 19h, com uma hora a mais de serviço.

O novo horário é válido para secretarias e Cartórios Eleitorais, centrais e postos de atendimento durante o período de 4 de abril a 6 de maio

Com informações do Portal MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *