A vice-presidente do Peru, Mercedes Araóz, que havia sido empossada como presidente interina pelos parlamentares em uma sessão de validade questionada, renunciou ao cargo na noite de ontem (1º).
O tribunal eleitoral do país (Jurado Nacional de Elecciones) começou a organizar as novas eleições para o Congresso, previstas para o dia 26 de janeiro de 2020. Cidadãos com idade de 18 anos completados até a última segunda-feira (30/09) poderão votar.
Os novos candidatos serão eleitos para exercer mandato apenas até o final do atual período, que é de 2016 a 2021. Os parlamentares do Congresso desfeito não poderão se recandidatar. Há 24 partidos políticos habilitados para participar das novas eleições.
Entenda o caso:
O presidente do Peru Martín Vizcarra anunciou na noite de segunda-feira (30) a dissolução do Congresso e convocou novas eleições após sofrer uma derrota no Parlamento.
Em meio a tudo isso, o país passou a ter dois presidentes empossados. A decisão partiu do Parlamento ao declarar “incapacidade temporal” de Vizcarra, dessa forma Araóz foi empossada.
(Jéssica Vitória com informações da Agência Brasil)