Foi divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Vaticano, um texto que traz como referência, o Sínodo dos Bispos para a Amazônia, que foi feito em outubro, e a visita de Francisco ao Japão, em novembro. Para o Papa, a humanidade precisa de uma “conversão ecológica”.
O tema escolhido pelo Vaticano para a tradicional mensagem do Dia Mundial da Paz, é “A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica”. A celebração acontecerá no dia 1º de janeiro de 2020. Criada em 1967 pelo Papa Paulo VI, é sempre comemorada no início de cada ano.
Neste ano, em sua declaração, o Papa Francisco afirmou a necessidade de ‘cultivar e manter para as gerações futuras os recursos naturais e muitas formas de vida e a própria Terra’. “Uma má compreensão dos nossos próprios princípios muitas vezes nos levou a justificar os maus-tratos à natureza, a dominação despótica do ser humano sobre a criação, as guerras, a injustiça e a violência”, lamentou o líder da Igreja Católica.
Na mensagem, Francisco diz que as guerras tiveram “uma capacidade destrutiva crescente” na humanidade e resultaram na “exploração e corrupção”, que “alimentam o ódio e a violência”. “Não podemos pretender manter a estabilidade global por medo da aniquilação, em um equilíbrio mais do que nunca instável, suspenso à beira do colapso nuclear. [É essencial] Um relacionamento pacífico entre as comunidades e a Terra, entre o presente e a memória, entre experiências e expectativas”, disse o Papa.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações da ANSA)