Trump divulga imagem de suposta captura de Maduro após ofensiva dos EUA na Venezuela

Foto: divulgação/governo da Venezuela
Foto: divulgação/governo da Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou neste sábado (3) em uma rede social uma imagem que, segundo ele, mostra o presidente venezuelano Nicolás Maduro já sob custódia norte-americana. De acordo com a publicação, Maduro teria sido capturado e retirado da Venezuela após a ofensiva militar realizada durante a madrugada.

Na fotografia compartilhada, o líder venezuelano aparece vestindo um moletom cinza, usando óculos escuros e segurando uma garrafa de água. A imagem sugere que ele estaria algemado dentro de um navio dos Estados Unidos. Trump afirmou ainda que Maduro e a primeira-dama, Cilia Flores, estariam sendo transportados por via marítima com destino a Nova York.

Horas antes da divulgação da imagem, o governo norte-americano anunciou ataques contra alvos na Venezuela. A ação militar atingiu a capital Caracas e outras cidades, com operações realizadas por meios aéreos e terrestres.

A ofensiva representa um novo capítulo de intervenções diretas dos Estados Unidos na América Latina. O último episódio semelhante ocorreu em 1989, quando tropas norte-americanas invadiram o Panamá e capturaram o então presidente Manuel Noriega, acusado de envolvimento com o narcotráfico.

No caso venezuelano, o governo dos EUA acusa Nicolás Maduro de comandar um suposto cartel conhecido como “Los Soles”, embora especialistas em tráfico internacional questionem a existência da organização. Washington vinha oferecendo uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem à prisão do presidente venezuelano.

Analistas críticos da ação avaliam que a operação tem motivação geopolítica, com o objetivo de reduzir a influência de países como China e Rússia na Venezuela, além de ampliar o controle estratégico sobre o petróleo venezuelano, já que o país detém as maiores reservas comprovadas do mundo.

Com informações da Agência Brasil

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *