O Talibã endureceu as regras do código de conduta, e impôs novas restrições com relação ao comportamento de cidadãos do Afeganistão. Dentre as proibições, mulheres não podem mais viajar sozinhas de avião, servidores públicos não podem trabalhar sem barba e haverá segregação de parques por genêro. Mesmo não tendo sido confirmadas publicamente pelo Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício (responsável pelas regras), diversas fontes já relataram à agências de notícia AFP e Reuters que essas regras já entraram em vigor.
Ainda no domingo (27), os parques começaram a ser segregados por sexo, as mulheres podem entrar três dias por semana e os homens nos outros quatro mais o fim de semana. Sendo assim, famílias e casais não poderão mais frequentar juntos os locais. Já na segunda-feira (28), ocorreram patrulhas nas entradas de serviços públicos, onde representantes do regime estavam verificando o uso de barba e vestimentas típicas dos servidores.
Além de fechar escolas de ensino médio para as meninas, o Talibã agora ordenou que as companhias aéras só podem permitir que mulheres viajem acompanhadas por um parente do sexo masculino. Elas já estavam proibidas de realizar viagens por terra se superassem o trajeto de 72 quilometros.
As afegãs já foram excluídas de maior parte dos cargos públicos do país, e obrigadas a usar roupas de acordo com o Alcorão, mesmo após o movimento islamita ter prometido abrandar o código de comportamento, imposto por seu regime no primeiro período em que esteve no poder, entre 1996 a 2001.
Os meios de comunicação também parecem estar sofrendo repressão, já que nessa segunda-feira os serviços de inteligência talibãs prenderam seis jornalistas na província de Kandahar (Sul). Ainda no domingo já haviam ordenado que os programas da BBC fossem interrompidos em emissoras sócias.
Com informações da FolhaPress.