O número de mortos durante um Tufão Phanfone nas Filipinas, aumentou para 28. A forte chuva e os ventos, que chegaram a 195 quilômetros (km) por hora, deixaram ainda dois feridos e 12 desaparecidos. O balanço anterior indicava 16 mortos com a passagem do tufão, que atingiu as Filipinas no dia de Natal.
De acordo com o último relatório divulgado pela Agência Nacional de Prevenção de Desastres, e informações da Agência Brasil, o tufão já se encontra fora do arquipélago, a cerca de 335 km a oeste de Subic, na costa noroeste.
O relatório afirmou também, que a maioria dos mortos foi registrada na ilha de Panay. O tufão destruiu barcos, casas e causou inundações, forçando cerca de 39 mil pessoas a deixarem suas casas e ir para abrigos temporários. Quase 90 municípios ficaram sem eletricidade.
As Filipinas são atingidas por dezenas de tufões todos os anos durante a estação chuvosa, que começa por volta dos meses de maio e junho e geralmente termina entre novembro e dezembro. Em novembro de 2013, o tufão Haiyan causou mais de 6.300 mortes e deixou mil desaparecidos.
(Texto: Karine Alencar)