Na próxima quarta-feira (24), em Birmingham, na Inglaterra, serão anunciados os vencedores do Solar & Storage Live Awards 2021 e o projeto Ilumina Pantanal, desenvolvido pelo Grupo Energisa, em parceria com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul concorre com outras duas iniciativas internacionais de geração de energia solar na categoria “International Solar and/or Storage Project of the Year” (em português: Projeto Internacional Solar e/ou Armazenamento do Ano).
Até o final de 2022, o Projeto Ilumina Pantanal vai levar energia elétrica por meio de placas solares a 2090 famílias moradoras na região pantaneira nos municípios de Corumbá, Ladário, Aquidauana, Porto Murtinho, Coxim, Miranda e Rio Verde. Nesta semana em que o projeto concorre ao prêmio na Inglaterra, o projeto já estará atingindo a marca de 1 mil famílias já atendidas com o sistema de placas solares.
Essa é mais uma participação do Ilumina Pantanal em um evento internacional. No dia 9 de novembro, o Projeto foi apresentado no Brazilian Industry Day, evento realizado pela Confederação Nacional Indústria (CNI) na 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia.
O gerente do Projeto, Heber Henrique Selvo do Nascimento, do Grupo Energisa, apresentou os detalhes de como levar energia elétrica limpa para comunidades remotas. “A dificuldade de levar infraestrutura para o Pantanal é enorme. O nosso projeto levou muito estudo e preparação, porque redes energéticas no sentido tradicional não podem ser construídas ali. Testamos alternativas e logística, e agora estamos na fase de universalização – para atender com energia 100% renovável, com placas solares e baterias, as 2.167 famílias que vivem na região”.