O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump será submetido a um processo de impeachment pelo Congresso americano. A democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados fez o anunciou nesta terça-feira (24).
Conforme informações da Veja, Pelosi se viu pressionada pela base de seu partido depois das recusas sucessivas de Trump e de seu governo em prestar informações ao Congresso sobre denúncias de abuso de poder.
Pelosi afirmou que “o presidente viola a Constituição dos Estados Unidos, especialmente quando diz que pode fazer o que quer”, ela também acentuou que Trump traíu a integridade da Carta Magna do país. “Ele está pedindo a um governo estrangeiro para ajudá-lo em sua campanha (eleitoral, o que é uma traição a seu juramento como presidente”.
O estopim foi a recente pressão de Trump sobre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, para que investigue negócios em Sue país do ex-vice-presidente americano Joe Biden, pré-candidato democrata à Casa Branca em 2020, e de seu filho. Em troca, o líder dos Estados Unidos havia prometido liberar ajuda militar de 250 milhões de dólares a Kiev, que pouco antes havia oportunamente congelado.
Em um primeiro momento, a Câmara votou na tarde desta terça-feira uma resolução de condenação a Trump por ter se valido de suas atribuições de política externa para obter ganhos eleitorais. O republicano concorre à reeleição, no ano que vem, e Biden se mantém como seu potencial adversário nas pesquisas eleitorais. Em seguida, Pelosi colocou em votação a criação do comitê especial para tratar do impeachment. (Jéssica Vitória com informações da Veja)