O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, na manhã de sábado (3), horas depois de vir a público a ação militar dos Estados Unidos que resultou na captura de Nicolás Maduro.
Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, a ligação partiu de Lula e foi breve. O objetivo do presidente brasileiro foi obter informações diretas sobre o que havia ocorrido na Venezuela, diante das notícias divulgadas sobre a operação norte-americana. Esse foi o único contato entre Lula e Rodríguez desde a captura de Maduro.
O telefonema ocorreu antes de Delcy Rodríguez ser formalmente designada líder interina do país pela Suprema Corte venezuelana, decisão tomada ainda no sábado. A conversa também antecedeu as reuniões de emergência realizadas no mesmo dia no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para tratar da crise política e diplomática no país vizinho.
Lula segue no Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro, onde cumpre agenda reservada. A previsão é de retorno a Brasília nesta segunda-feira (6), possivelmente no fim da manhã.
Contatos diplomáticos
Ainda no sábado, horas após a captura de Maduro, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, também manteve contato telefônico com o chanceler da Venezuela, Yvan Gil.
De acordo com Yvan Gil, Mauro Vieira manifestou “enérgica condenação” ao que classificou como um “ato de agressão militar criminosa contra o povo venezuelano”. As conversas fazem parte dos esforços diplomáticos do governo brasileiro para acompanhar os desdobramentos da crise e avaliar seus impactos regionais.
Com informações do SBT News
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Delcy Rodríguez toma posse na Assembleia Nacional e assume presidência interina da Venezuela