Homem negro de 20 anos morreu ontem (11) durante uma parada de trânsito durante uma operação da polícia no estado norte-americano do Minnesota. Nesta segunda-feira (12), dezenas de pessoas foram às ruas onde entraram em confronto com os policiais.
De acordo com informações do The New York Times, os protestos no Brooklyn Center ocorreram horas antes do 11º dia do julgamento de Derek Chauvin, o ex-policial de Minneapolis que foi acusado de assassinar George Floyd.
O prefeito Mike Elliott, do Brooklyn Center, identificou a vítima na manhã de segunda-feira como Daunte Wright, 20 anos.
Entenda o caso
O caso aconteceu às 14h de domingo, quando a polícia mandou parar o veículo de Daunte Wright, em Broklyn Center, por uma violação das regras de trânsito.
Segundo a mãe de Wright, o jovem foi mandado parar por circular no automóvel com um objeto pendurado no espelho retrovisor – uma infracção no estado do Minnesota que, segundo a organização de defesa dos direitos civis ACLU, é usada como “um pretexto para mandar parar jovens negros”.
De acordo com a polícia de Brooklyn Center, os agentes determinaram no local que havia um mandado de captura em nome de Daunte Wright, por motivos não-especificados.
Ainda de acordo com a polícia, Daunte Wright recebeu ordem de detenção por causa do mandado que estava em seu nome, mas voltou a entrar no automóvel. Um dos agentes disparou e atingiu Wright, que ainda conduziu durante uma curta distância até se envolver num acidente com outro veículo. O óbito foi declarado no local do acidente.
*Com informações do NYT