Milhares de moradores receberam ordem para deixar as suas casas em Los Angeles depois que um incêndio florestal atingiu a região do museu Getty Center, perto de algumas das casas mais caras da cidade. Este é o mais novo desdobramento das queimadas que vêm afetando boa parte da Califórnia desde a semana passada. Até agora, não houve feridos na cidade.
O incêndio começou na madrugada desta segunda (28), e desde então cresceu e consumiu mais de 160 hectares nas colinas ao redor da rodovia interestadual 405. Levando mais de 10 mil residências e empresas receberam ordens de evacuação.
Autoridades do Getty disseram que o fogo estava queimando a área ao norte do museu, que foi projetado com grossas paredes de pedra para impedir que incêndios danifiquem seu acervo. A coleção de cerca de 50 mil itens reúne obras de arte europeias da Idade Média até o início do século 20, e fotografias desde a concepção da técnica até os dias de hoje.
Pesadas nuvens de fumaça cobriram a cidade e aulas foram canceladas em 20 escolas do ensino básico, ginasial e universidades.
Em São Francisco, a empresa local de energia está realizando apagões programados para prevenir incêndios que possam ocorrer devido a fortes ventos e quedas de árvores em cabos de energia. (Agência Brasil)