Os destroços do foguete chinês Long March 5B devem cair na Terra no próximo sábado (8). A queda deve ocorrer no oceano, em território dos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo jornal China Global Times na quarta-feira (5).
As partes que irão cair na Terra são parte do 1º estágio do foguete. O desprendimento do módulo aconteceu ainda na órbita do planeta. O foguete decolou da ilha de Hainan, no sul da China, em 29 de abril. A missão é colocar em órbita o 1º módulo da Estação Espacial Chinesa Tiangong. Quando pronta, a estação terá capacidade de alojar até 3 tripulantes. A finalização está prevista para 2022.
O Long March 5B está sendo monitorado pela agência espacial da China. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos também acompanha as informações para garantir a segurança da área.
Apesar disso, a localização exata em que os restos do foguete irá cair ainda é desconhecida. As autoridades chinesas e norte-americanas querem evitar que alguma embarcação esteja próxima do local de impacto. Para isso, os cálculos de trajetória estão sendo realizados.
Wang Yanan, editor-chefe da revista espacial Aerospace Knowledge, afirma que os pedaços do foguete que irão cair no oceano não irão interferir em atividades humanas. Em entrevista ao China Global Times ele afirma que a maior parte dos destroços será queimada ao entrar na atmosfera.
(Com informações do Poder 360)