Balanço de mortos no Haiti quase duplicou em 24h

Haiti

Há mais de 5,7 mil feridos e quase 1,3 mil mortos confirmados

Passou de 700 para quase 1,3 mil o número de mortes provocadas pelo violento terremoto que atingiu o Haiti no último sábado (14).O país caribenho contabiliza quase 15 mil casas totalmente destruídas, e muitas danificadas pelo sismo, que deixou marcas de devastação.

O terremoto, de magnitude 7,2, que também foi sentido na República Dominicana (com a qual o Haiti divide a ilha de Hispaniola) e em Cuba, ocorreu às 8h29 locais, a cerca de 12 quilômetros da cidade de Saint-Louis-du-Sud, a 160 quilômetros (km) da capital haitiana, Porto Príncipe, com epicentro a 10 km de profundidade.

Houve uma réplica de magnitude 5,2 a 17 km da localidade de Chantal, também com epicentro a dez km de profundidade, segundo dados do Instituto Norte-Americano de Geofísica.

O Haiti é um país caribenho que compartilha a Ilha de São Domingos com a República Dominicana, localizada ao leste. Embora ainda esteja se recuperando de um terremoto ocorrido em 2010, o país preservou intactos muitos dos seus monumentos, que remontam ao início do século XIX.

Entre eles, estão a Citadelle la Ferrière, uma fortaleza no topo de uma montanha, e as ruínas do Palácio de Sans-Souci, a antiga casa real barroca do rei Henrique I do Haiti. Acesse também: Após 20 anos, Governo afegão desmorona com a chegada do Talibã

(Com informações da Agência Brasil)

Mais notícias no Jornal Impresso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *