O papa Francisco está reagindo bem após a cirurgia realizada neste domingo (4), no Hospital A.Gemelli. A informação foi dada através de uma nota emitida pelo diretor da Sala de Imprensa da Sant Sé, Matteo Bruni. O procedimento foi programado e, segundo o Vaticano, é de rotina.
“O Santo Padre, internado à tarde no Hospital A. Gemelli, foi submetido à noite a uma operação cirúrgica programada para tratar uma estenose diverticular do cólon”, informa a nota.
O hospital em que o papa foi operado é também uma escola de medicina administrado por católicos. Conforme a Agência Brasil, tradicionalmente, a saúde dos papas é tratada neste hospital, que tem o 10º andar permanentemente reservada para eles.
Mesmo com a cirurgia agendada, o papa realizou, horas antes, sua benção de domingo para milhares de fiéis que estavam na Praça de São Pedro. Ele ainda anunciou uma viagem para a Eslováquia e para Budapeste em setembro.
Francisco sofre de estenose diverticular sintomática do cólon, uma condição em que bolsas em forma de saco se projetam da camada muscular do cólon, fazendo com que se torne estreito. Além de causar dor, a condição pode causar distensão abdominal, inflamação e dificuldade para evacuar. (Com Agência Brasil)